Profissão? Estudante.

Hoje estou aqui para conversar com vocês sobre a vida de bolsista no mestrado. Como já havia dito, atualmente sou bolsista da Fundação de amparo à pesquisa e inovação do estado de Santa Catarina (FAPESC). Mas como funciona a bolsa? Quais são as obrigações? Quais os benefícios que vou adquirir sendo bolsista?
Primeiramente, para ser bolsista é necessário participar de uma seleção, em que o edital é divulgado pela própria universidade. A inscrição é bem simples, e a concorrência pela vaga varia de uma instituição para a outra, e também pelo tipo de bolsa, visto que umas são mais almejadas que outras. No Brasil, a bolsa mais ofertada e concorrida no mestrado é a bolsa da Capes, além dessa, existem bolsas do próprio estado, como no meu caso citado acima.
Sendo beneficiado com uma bolsa, o mestrando fica isento de pagar a matrícula e mensalidade do mestrado e ganha mensalmente o valor de R$ 1.500,00 para custear despesas pessoais ao longo do curso. Embora o valor não seja muito expressivo, o retorno que se tem, absorvendo conhecimentos e experiências, é muito maior.
A oportunidade de viver como bolsista durante o mestrado, dá chance ao aluno de vivenciar as pesquisas, e até a própria universidade com muito mais intensidade. Minha rotina como bolsista, dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração, na FURB, se implica em realizar as atividades propostas em sala de aula, participar de grupos e projetos de pesquisa.
Pensar que ter bolsa durante o mestrado é moleza, é engano. Ser bolsista exige dedicação, compromisso, além do mais, se faz necessário apresentar um bom desempenho durante as disciplinas e posteriormente na construção da dissertação.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais desse mundo científico tão desafiador diante da sociedade em que vivemos. Mais adiante abordaremos assuntos sobre publicações de artigos, base de dados e fatores de impacto.

Beijos, Marianne!

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:

Comentários

  1. Amei saber um pouco mais sobre esse mundo! Parabéns Marianne realmente deve ser bem trabalhoso manter o nível sempre alto, mas com certeza vale a pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas